01.
O célebre físico irlandês William Thomson, que ficou mundialmente conhecido pelo título de Lorde Kelvin, entre tantos trabalhos que desenvolveu, "criou" a escala termométrica absoluta. Esta escala, conhecida por escala Kelvin, consequentemente não admite valores negativos, e, para tanto, estabeleceu como zero o estado de repouso molecular. Conceitualmente sua colocação é consistente, pois a temperatura de um corpo se refere à medida:
a) do grau de agitação das moléculas do corpo.
b) da energia potencial das moléculas do corpo.
c) da pressão submetida ao corpo.
d) da quantidade de calor do corpo.
e) da quantidade de moléculas do corpo.
02.
O fenômeno "El Niño", que causa anomalias climáticas nas Américas e na Oceania, consiste no aumento da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico.
O aumento de temperatura associado ao "El Niño é de 2°C em uma camada da superfície do oceano de 1500km de largura, 5000km de comprimento e 10m de profundidade. O calor específico da água do oceano 4000 J/kg°C e a densidade da água do oceano 1000kg/m3.
A energia necessária para provocar este aumento de temperatura é da ordem de:
a) 1018 J
b) 1019 J
c) 1020 J
d) 1021 J
e) 1022 J
03.
Estudos realizados por pesquisadores norte-americanos mostram que o asfalto das estradas poderia ser usado para aquecer água a partir do calor proveniente da irradiação solar. Com o uso de modelos computacionais e diversos testes, foram utilizados sensores embutidos em amostras para medir a penetração do calor e a transmissão para o aquecimento de água. Considerando que a ideia fosse colocada em prática e admitindo que a quantidade de calor proveniente do Sol e que atinge 1 centímetro quadrado de asfalto seja de 2 cal, a cada minuto, com uma perda da ordem de 10% para o ambiente, estime a quantidade de água, em toneladas, que poderia aumentar em 5ºC sua temperatura, a partir de 1 quilômetro quadrado de asfalto que recebeu luz solar num dia sem chuva ou nuvens no período das 11 horas às 11 horas e 30 minutos. (Adote c água = 1cal/gºC.)
a) 1011 ton.
b) 108 ton.
c) 105 ton.
d) 103 ton.
e) 10 ton.
04.
Diferentes características das geladeiras contribuem para que sejam mais ou menos eficientes em sua função. Entre as características apresentadas abaixo, as que mais contribuem para aumentar sua eficiência são:
a) paredes pouco espessas (finas) e congelador na parte superior.
b) paredes de fibra de vidro (isolante térmico) e prateleiras vazadas.
c) paredes de material metálico (bom condutor) e congelador na parte superior.
d) paredes espessas (grossas) de material metálico (bom condutor).
e) paredes finas de material isolante.
05.
A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes, e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água em função da temperatura
Altitude (km) | Pressão atmosférica (mm Hg) |
0 1 2 4 6 8 10 | 760 600 480 300 170 120 100 |
Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Assinale a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades:
Natal (RN) | nível do mar. |
Campos do Jordão (SP) | altitude 1628m. |
Pico da Neblina (RR) | altitude 3014 m. |
A temperatura de ebulição será:
a) maior em Campos do Jordão.
b) menor em Natal.
c) menor no Pico da Neblina.
d) igual em Campos do Jordão e Natal.
e) não dependerá da altitude.
06.
Observe o gráfico acima:
Para estimar a transferência de calor numa geladeira de isopor no decorrer de um dia, colocam-se gelo e água em equilíbrio térmico. Mede-se a massa de gelo Q (em kg) no interior do recipiente de isopor, ao longo de um dia, com temperatura elevada. Após 24 horas de medição, obtém-se esse gráfico. Neste caso, a taxa de transferência de calor pelo isopor é aproximadamente:
a) 160 kJ/h.
b) 5 kJ/h.
c) 120 kJ/h.
d) 0,5 kJ/h.
e) 320 kJ/h.
07.
Misturando-se convenientemente água e álcool, é possível fazer com que uma gota de óleo fique imersa, em repouso, no interior dessa mistura, como exemplifica o desenho a seguir.
Quanto maior o coeficiente de dilatação de uma substância mais fácil é desta substância variar de volume devido a uma mudança na sua temperatura.
Os coeficientes de dilatação térmica da mistura e do óleo valem, respectivamente, 2,0.10-4 /°C e 5,0.10-4 /°C.
Esfriando-se o conjunto sem que o álcool e a água evaporem, o volume da gota:
a) diminuirá e ela tenderá a descer.
b) diminuirá e ela tenderá a subir.
c) diminuirá e ela permanecerá em repouso.
d) aumentará e ela tenderá a subir.
e) aumentará e ela tenderá a descer.
08.
O gráfico representa a variação de temperatura de 2,0x102g de água em função do tempo, quando lhe fornecemos calor de modo uniforme. A potência térmica do aquecedor, em cal/min, é:
Dado : c ÁGUA = 1,0 cal / g °C Lvapor = 540cal/g
a) 2,0 x 10 3
b) 4,0 x 10 3
c) 6,0 x 10 3
d) 2,5 x 10 3
e) 3,2 x 10 3
09.
Uma fonte térmica, de potência constante e igual a 20cal/s, fornece calor a um corpo sólido de massa 100g. A variação de temperatura θ do corpo em função do tempo t é dada pelo gráfico a seguir.
Com relação à substância que constitui o corpo, o calor latente de fusão, em cal/g, vale
a) 2,0
b) 4,0
c) 8,0
d) 20
e) 40
10.
Um bloco de gelo que inicialmente está a uma temperatura inferior a 0°C recebe energia a uma razão constante, distribuída uniformemente por toda sua massa. Sabe-se que o valor específico do gelo vale aproximadamente metade do calor específico da água. Dentre as alternativas a seguir o gráfico que melhor representa a variação de temperatura T(em °C) do sistema em função do tempo T(em s) é:
Nenhum comentário:
Postar um comentário